segunda-feira, 30 de abril de 2012

SAÚDE INDÍGENA


Trânsito

Cacique gaúcho morre em acidente de carro

Cacique gaúcho morre em acidente de carro Jatir Fernandes
Por Jatir Fernandes
Veículo colidiu de frente com um caminhão
O Cacique Claudir da Silva, chefe da aldeia indígena de Nonoai, no Rio Grande do Sul, dirigia uma caminhonete Mitsubishi da Fundação Nacional do Índio, Funai, quando perdeu a vida.
O acidente ocorreu na BR-282 em Lages. O cacique colidiu de frente com um caminhão e morreu no local. Outras três pessoas estavam no veículo, mas tiverem apenas ferimentos considerados leves.
Eles se dirigiam a Florianópolis, aonde iriam participar de um encontro sobre saúde indígena. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão, Denivaldo Pedro Ventura, 25 anos, teria perdido o controle e invadido a pista contrária, provocando o acidente.

FONTE: BAND SANTA CATARINA

terça-feira, 24 de abril de 2012

EDUCAÇÃO INDÍGENA



As principais ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação para garantir a oferta de educação escolar indígena de qualidade são as seguintes:

1. Formação inicial e continuada de professores indígenas em nível médio (Magistério Indígena). Esses cursos têm em média a duração de cinco anos e são compostos, em sua maioria, por etapas intensivas de ensino presencial (quando os professores indígenas deixam suas aldeias e, durante um mês, participam de atividades conjuntas em um centro de formação) e etapas de estudos autônomos, pesquisas e reflexão sobre a prática pedagógica nas aldeias. O MEC oferece apoio técnico e financeiro à realização dos cursos.

2. Formação de Professores Indígenas em Nível Superior (licenciaturas intercultuais). O objetivo principal é garantir educação escolar de qualidade e ampliar a oferta das quatro séries finais do ensino fundamental, além de implantar o ensino médio em terras indígenas.

3. Produção de material didático específico em línguas indígenas, bilíngues ou em português. Livros, cartazes, vídeos, CDs, DVDs e outros materiais produzidos pelos professores indígenas são editados com o apoio financeiro do MEC e distribuídos às escolas indígenas.

4. Apoio político-pedagógico aos sistemas de ensino para a ampliação da oferta de educação escolar em terras indígenas.

5. Promoção do Controle Social Indígena. O MEC desenvolve, em articulação com a Funai, cursos de formação para que professores e lideranças indígenas conheçam seus direitos e exerçam o controle social sobre os mecanismos de financiamento da educação pública, bem como sobre a execução das ações e programas em apoio à educação escolar indígena.

6. Apoio financeiro à construção, reforma ou ampliação de escolas indígenas.

Palavras-chave: educação indígena, secad

REGIÃO


23/04/2012 - 16h08min

Fronteira-Oeste e região Celeiro definem prioridades para o Orçamento 2013 nesta terça

As regiões da Fronteira-Oeste e Celeiro sediam, nesta terça-feira (24), as discussões sobre as áreas prioritárias de investimentos no Orçamento 2013. Em Santana do Livramento, a reunião ocorre a partir das 13h30 no Salão Branco da Casa de Cultura. Já em Três Passos, o encontro será às 19h no auditório da Unijuí. Esses municípios, são, respectivamente, o 18º e o 19º a realizarem as audiências públicas regionais.
O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira-Oeste faz parte da Região Funcional de Planejamento 6 e abrange 13 municípios. Já o Celeiro está localizado na Região Funcional de Planejamento 7, abrangendo 21 municípios. No total, são 28 Coredes e todos terão audiências públicas.
O debate do Orçamento do Estado para 2013 faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. Formado por várias Secretarias e instâncias de participação, tem como objetivo envolver a população gaúcha no processo de escolha dos investimentos regionais e de áreas a serem priorizadas no Orçamento do Rio Grande do Sul para 2013.
Após a realização das Audiências Públicas Regionais, os debates sobre o Orçamento 2013 seguem de acordo com o calendário abaixo:
Maio - Assembleias Municipais
Junho - Fóruns de Delegados
Julho - Votação de Prioridades em todo o Estado
Agosto - Fórum Estadual da Participação Popular e Cidadã 



Fonte: Radio Planeta FM - Miraguaí-RS.

SAÚDE

O novo Posto de Saúde do Setor Irapuá está funcionando no seu novo Prédio Construído na localidade.